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Para usar a internet como um canal de vendas eficiente para o seu negócio, é preciso ir além de construir um site e criar uma página nas redes sociais.

Uma estratégia inteligente de marketing digital tem que considerar os principais anseios e necessidades do mercado e usar os canais digitais para criar um relacionamento com seus clientes a partir da resolução de seus problemas.

Talvez este seja o principal paradigma a ser desconstruído em uma estratégia digital, tirar o foco do produto ou serviço da empresa e colocar no problema do cliente. Parece um jargão da área de marketing que você já deve ter ouvido dezenas de vezes, mas o fato é que, muitas empresas continuam promovendo seus negócios centradas na oferta de uma solução e não resolução de um problema.

A diferença é que enquanto a oferta de uma solução comunica de forma genérica e não gera empatia com as necessidades do mercado, uma abordagem baseada na resolução de problemas é mais pessoal e além de ajudar pessoas a reconhecerem suas dores, aumenta as chances de convertê-las em potenciais clientes.

Mas como criar uma abordagem comercial mais empática?

Comece elencando quais são os principais problemas que o seu produto ou serviço resolvem. A partir daí, considere escrever estudos de caso, mesmo que hipotéticos, para ilustrar a aplicação do seu negócio em diferentes contextos e situações, destacando o problema resolvido, a solução proposta e os resultados obtidos.

Utilize também depoimentos de clientes, destacando problemas resolvidos e resultados alcançados, pois além de aumentar a credibilidade e reputação de seu negócio, também ajuda a criar empatia com potenciais clientes que podem reconhecer a sua necessidade nesses relatos.

Outra possibilidade é criar uma página destinada a perguntas frequentes, listando os principais problemas resolvidos pela sua solução, dúvidas recorrentes de clientes e possíveis aplicações de seu negócio. Este tipo de abordagem traz diversos elementos que ajudam a mostrar como sua solução atua em diferentes contextos e auxilia no processo de tomada de decisão de um possível cliente.

Como as pessoas costumam utilizar o Google para fazer perguntas sobre como resolver problemas do seu dia a dia, tanto de ordem pessoal quanto profissional, quando você utiliza abordagens baseadas nos problemas de clientes, aumenta a relevância de seu site sobre este tipo de assunto e passa a ser indicado com mais frequência pelo mecanismo de busca como uma referência de resposta para as pesquisas afins de usuários.

Após utilizar este tipo de abordagem em sua comunicação você terá mais possibilidades de sucesso nas prospecções comerciais, seja a partir do envio de campanhas de e-mail marketing, anúncios no Google ou publicações em redes sociais, pois uma divulgação alinhada aos interesses do mercado e casada com um conteúdo baseado na resolução de problemas tem mais chances de atender às expectativas de potenciais clientes.

Faz sentido para você?

Então vamos conversar!

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Gabriel Oliveira

Experiência de mais de 18 anos em comunicação, marketing e negócios. Já trabalhou em diversas agências digitais e startups. Atualmente é Diretor de Estratégia na SiriusPrime e atua como Product Owner na startup SpotFinder.